Branding
BRANDING: CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA
Na concepção de Branding a Marca não se resume apenas em seu logotipo de identificação, símbolos ou grafismos. O valor agregado à Marca não está limitado ao seu design e sim ao que chamamos de pilares que a sustenta: Conceito, Posicionamento e Valor Agregado!
A Marca está diretamente associada aos processos internos da Empresa, bem como sua equipe de colaboradores. Devemos levar em consideração o ponto de vista do consumidor: Suas percepções e experiências, seus sentimentos em cada compra realizada, os relacionamentos. Tudo que interfira direta ou indiretamente na geração de valor à Marca.
Os três pilares:
Se alguém nos perguntar que tipo de produto a CacauShow e a ROLEX comercializam, certamente responderemos que: a Cacau Show vende Chocolates e a Rolex relógios, certo?
Mas curvando-nos para o Branding dessas Marcas, logo veremos que o conceito da Cacau Show é vender Presentes em forma de chocolates e a Rolex a especialidade são Jóias no formato de relógios.
O Branding consiste na Construção do Posicionamento da Marca, com estratégias que geram valor agregado ao produto através de seu Conceito.
Posicionamento é a opinião ou posição exercida na mente do consumidor sobre um determinado assunto.
Do mesmo modo que temos nossa própria reputação, toda Marca possui a sua. Isso leva tempo para se construir, porém, bastam apenas alguns dias de diretrizes mal colocadas para perdê-la.
Branding requer tempo, trabalho coordenado, táticas e ações que firmam e posicionam uma Marca no Mercado. Assim como nossa história de vida pode trazer boas ou más recordações, uma Marca será lembrada pelo bom ou pelo mal atendimento a seus clientes, pela sua reputação.
Por que o cliente compra um determinado produto de uma Marca por um preço superior a do concorrente e não reclama? Resposta: Branding!
O Conceito de Branding é gerar valor agregado a Marca e criar uma atmosfera diferenciada. No momento da compra o cliente tende a pender sua decisão para o lado emocional do cérebro. Trazendo associações da Marca relacionada à sua história, a sua cor, seu logo, históricos de propagandas.
Fatalmente o Branding associado a uma boa reputação da Marca no Mercado irá cativar emocionalmente seus clientes. E ainda que o perfil seja pelas tomadas de decisões racionais, o Branding associado ao cumprimento de promessas ganhará sempre a preferencia de seus consumidores.