A Importância do Marketing Digital
Vivemos num mundo Globalizado e competitivo, de pessoas imediatistas, que buscam informações rápidas e precisas.
A importância do Marketing Digital nas ações de Marketing Corporativo já se tornou essencial para performance e resultados efetivos.
Antigamente quando precisávamos de informações a cerca de produtos ou serviços recorríamos às famosas e extintas Páginas Amarelas, lista telefônica impressa, das quais representavam grande parte dos investimentos em Marketing de pequenas, médias e grandes empresas. Hoje, porém, dificilmente alguém vai andar com uma lista telefônica na bolsa ou no porta luvas do carro para um momento de precisão, isso já caiu em desuso. Algumas empresas de Páginas Amarelas que perceberam essa mudança no comportamento dos usuários já participam do Mercado online.
A mobilidade e interatividade da internet são fatores de grande Importância do Marketing Digital, através de celulares Smartphones e Tablets consumidores obtêm informações de produtos e serviços em qualquer lugar de forma prática, rápida e com informações atualizadas. Sem contar a praticidade do acesso à internet através desses aparelhos por meio de Sites Responsivos que adaptam de forma automática seus conteúdos aos mais variados formatos de tela: Smartphones (Samsung, iPhone, Nokia, Motorola, Google Nexus, dentre outros), Tablets (iPad, Galaxy Tab, Motorola Xoom).
Com a forte penetração e popularização da internet, geramos novas tendências de comunicação que devem ser acompanhadas pelos profissionais de Marketing. A internet já ocupou espaço nas estratégias de grandes empresas e cada dia mais tem se tornado referência em seus Mix de Marketing.
A Importância do Marketing Digital nas estratégias de Marketing das grandes Companhias é observada pelos profissionais de Marketing principalmente pela possibilidade de segmentação de forma eficaz do público alvo. Com isso a assertividade é potencializada, pois, todos os esforços se concentram apenas no Target da campanha.
Com o Google Adwords, por exemplo, profissionais de Marketing direcionam anúncios dentro do maior Portal de Busca na atualidade focados 100% no Público Alvo da Campanha, utilizando-se das técnicas de Inbound Marketing e Remarketing (ferramenta do Google Adwords que identifica históricos de pesquisas dos usuários e direciona seus anúncios de forma assertiva). Profissionais de Marketing antenados com a Importância do Marketing Digital já estão atualizados às novas tendências de Mercado tirando proveito das ferramentas digitais. Não podemos nos esquecer das Redes Sociais, principalmente o Facebook, só no Brasil são mais de 92 milhões de perfis ativo na Grande Rede, pouco mais de 45% da população. Países como Estados Unidos e Reino Unido somam mais de 57% de suas populações com perfil ativo no Facebook. Uma forma rápida e inteligente de manter relacionamento com o Público Alvo, sendo um canal de interatividade e geração de valor à Marca: Branding.
Precisamos acompanhar as tendências de Mercado para aprimorar nossas estratégias de Marketing, nos Estados Unidos por exemplo, dispositivos móveis já ultrapassaram os Desktops em tempo de navegação, 60% do tempo gasto com acesso à internet são por meio de Smartphones e Tablets.
Segundo a FEBRABAN, as transações bancária por meio de dispositivos móveis crescem, em média, 270% ano a ano.
Não muito distante, em 2017, segundo a Forbes, 87% das negociações feitas através da internet serão realizadas por meio de celulares Smartphones e Tablets.
O Marketing Digital é mensurável, sendo possível intensificar investimentos em ações que geram maiores resultados e correção de Rota em ações de baixos rendimentos.
Reconhecemos a Importância do Marketing Digital na Comunicação interpessoal e principalmente nas ações de Marketing Empresarial. O mundo está em constante evolução, o Marketing Corporativo não pode ficar para trás. Estratégias de Marketing digitais permitem segmentação 100% do Público Alvo para Geração de Leads de qualidade, concentradas e potencializadas no Target da Campanha.