Mercado Imobiliário
Panorama do Mercado Imobiliário e algumas técnicas de Marketing Imobiliário Digital.
Vivemos o ápice do Mercado Imobiliário em 2011/2012 até o segundo semestre de 2013, já 2014 percebemos uma queda drástica nas vendas e consequentemente um racionamento nos Lançamentos Imobiliários, que perdurou até 2016/2017.
Esse clima de “fechamento de torneira” foi pela falta ou dificuldade de obter Crédito Imobiliário e na época quando o consumidor atendia as exigências do banco as taxas estavam cada vez mais elevadas. Outro fator importante era a desconfiança em relação à Economia e Política de Governo, que gerava instabilidade de empregos e insegurança em aquisições de longo prazo.
O descrédito da economia associado a “lei da oferta e da procura” gerava “estoques nas prateleiras”, e obrigava as Construtoras e Incorporadoras negociarem mais o valor dos imóveis.
2018 já tivemos bons lançamentos e percebemos que o mercado de forma geral está mais otimista, porém, ainda existem Incorporadores precisando “queimar estoque” e fazer caixa, pois, com um imóvel remanescente pronto o Incorporador passa a ter despesas ao invés de lucros. E quem ganha com isso são os consumidores, mas como atingi-los ou encontra-los?
Somos especialistas em Marketing Imobiliário Digital, enxergamos na dificuldade uma oportunidade. O Público comprador de imóveis está cada vez mais adepto ao mundo digital, pesquisas apontam que 88% dos clientes que visitam Plantões de Vendas, antes, consultam o Produto pela internet.
O meio mais rápido e prático de obter informações atualizadas na internet é através dos Buscadores. No Brasil, o Google lidera esse Mercado com 92% de participação, ou seja, acessamos o Google para praticamente tudo que precisamos na internet.
Esta mudança no comportamento do consumidor que a cada dia está mais adepto ao mundo digital e com a internet cada vez mais acessível e popularizada, gera uma necessidade maior do Incorporador marcar presença de forma profissional através do Marketing Digital Imobiliário.
Ao expor seu produto ao Mercado Imobiliário pela internet, o Incorporador abre as portas para atingir um volume maior de clientes potenciais Gerando Leads de Qualidade. Com Técnicas de Inbound Marketing, por exemplo, podemos atrair esse consumidor de forma inteligente ao invés de correr atrás dele de forma indesejada.
Técnicas de SEO são fundamentais para posicionamento na Busca Orgânica do Google, e de nada adianta investimentos pesados em Marketing Convencional ou Digital se a Página do Incorporador não estiver bem posicionada nos principais Buscadores, precisamos estar presente no momento de decisão pela compra!
A mensuração dos Retornos ROI (retorno sobre o investimento) do Marketing Digital para as Campanhas online são fatores relevantes, pois, nas mídias off-line (TV, Revista, Jornal, Outdoor, Rádio, dentre outros), não se mensura resultados com tanta facilidade como no Marketing Digital.
Outra vantagem é a segmentação mais precisa do perfil, com ações concentradas apenas para o Empreendimento Imobiliário foco, anúncios pagos como Links Patrocinados e Facebook Ads, oferecem a possibilidade inclusive de Remarketing (ferramenta que identifica históricos de pesquisas direcionando seus anúncios de forma assertiva, apenas para usuários manifestaram alguma interação com suas campanhas na internet).
Para cada situação desenvolvemos estratégias de vendas específicas, focadas para cada cliente de forma individual. É claro que em muitas situações repetimos ações que deram certas em case anteriores aproveitando ao máximo nosso Know-how em Marketing Imobiliário Digital.
Estratégias de Marketing de Guerrilha ou Email Marketing de Guerrilha para queimar estoque são bem vindas e podemos desenvolvê-las de forma profissional.